Teorias do Comportamento Motor
Algumas perspectivas do desenvolvimento humano foram e têm sido fonte de influencia para o delineamento das pesquisas. As principais perspectivas segundo Tani et al., (2010) são: pré-formacionista, a pré-determinista, a ambientalista, a da recapitulação e a dinâmica.
A teoria pré-formacionista, entende que o desenvolvimento é definido pelos genes e que as características do ambiente em nada interferem no curso do desenvolvimento. Assim pelos aspectos genéticos, a criança recebe um pacote com todas as informações necessárias para suprir as suas demandas da vida adulta.
Com isso Manoel e Oliveira (2000), o desenvolvimento é determinado geneticamente, de modo que gradativamente são expostas aquelas características que já estão presentes internamente, porém ainda adormecidas. A partir dessa visão, segundo Tani et al.,(2010), foi assumida a idéia de que a criança é um adulto em miniatura, visto que a única diferença seria que o adulto já revela suas características, que ainda estão à espera de serem expostas na criança. Porém essa interpretação pode ser “perigosa”, visto que seria aceito intervir no aprendizado da criança e com isso exigir cada vez mais cedo, nas mesmas competências e exigências de um adulto.
Para Manoel e Oliveira (2000), Tani (2001) a perspectiva ambientalista, vem em contraponto à pré-formacionista, pois, o aspecto ambiental é responsável pelo estado final de desenvolvimento e que os aspectos genético em nada contribuem para o processo de evolução do indivíduo.
Para Robling, Burr, Turner (2000), ao nascer a criança é considerada uma tabula rasa, que nada traz consigo. O processo de desenvolvimento irá esculpir na tabula o adulto que esta criança se tornará. Assim, somente o ambiente físico, social e cultural será responsável por determinar o estão final. Essa perspectiva sofreu influência da corrente da psicologia Behaviorista, a qual assume que a resposta observada depende do modo de manipulação dos estímulos. Um comportamento observável só acontece em função de um estímulo presente no ambiente.
A terceira teoria é a pré-determinista, já considera que tanto aspectos genéticos quanto aspectos ambientais estão presentes no desenvolvimento humano, porém se observa uma hierarquia: enquanto os aspectos genéticos são considerados essenciais, o ambiente pode exercer alguma influência. Ainda os aspectos genéticos, são responsáveis pela direção e sequência e os ambientais influenciam na velocidade do desenvolvimento (Gibbs, Appleton, & Appleton, 2007; Manoel e Oliveira, 2000; Tani et al.,2010).
Com isso uma das preocupações tem sido queimar etapas, que seria segundo Larkin & Rose (2005), passar por determinada etapa de desenvolvimento sem passar pela etapa anterior. Quando essa preocupação se torna exagerada, estabelecem-se momentos específicos para que se passe por cada etapa, o que pode resultar em entender o processo de desenvolvimento como uma redução à apresentação do comportamento esperado.
Para Tani et al., (2010), a perspectiva dinâmica, inicia-se a partir de uma nova tendência ao estudo do desenvolvimento, passando da preocupação em descrever o comportamento para o interesse em explicar por que este comportamento muda. Os mecanismos responsáveis pela produção do movimento têm sido abordados pelo Controle motor e a Aprendizagem motora tem procurado desvendar os mecanismos e processos subjacentes às mudanças no comportamento motor que resultam da prática e os fatores biológicos (os que influenciam) (Tani et al.,2010).
A Teoria dos Modelos Internos aperfeiçoou a Teoria do Esquema descrita por Schmidt (1975) e propôs que o treino propiciava a formação de um programa motor que armazena uma série de normas adquiridas durante o aprendizado, que poderiam ser aplicadas a diversos contextos. Para tanto, após a execução de um movimento, quatro aspectos seriam armazenados na memória: (1) condições iniciais de movimento (fatores gerais a respeito do sujeito e do objeto); (2) parâmetros utilizados no programa motor generalizado; (3) efeito do movimento em termos de conhecimento de resultados; (4) conseqüências sensoriais do movimento (Sherar et al., 2005; Tani, 2005).
Para Machado, Campos e Silva (2002), entre outras denominações apresentou duas teorias na área do comportamento motor: de perspectiva dos sistemas motores ou teoria motora e perspectiva dos sistemas de ação ou teoria da ação.
PROF. Ms. RAFAEL AYRES ROMANHOLOGRUPOS DE PESQUISA CNPq: GRUPO 1: MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E SAÚDE
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=J1GS406IU4BLFO
GRUPO2: LÍNGUA(GEM), CULTURA E SOCIEDADE: SABERES E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA AMAZÔNIA
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=J1GS8020AHR3CK
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