Maturação Biológica
A maturação pode ser definido como o processo que encaminha o indivíduo ao estado maduro. Quando é realizado trabalho com crianças e adolescentes, o termo maturidade, ordinariamente, refere-se ao nível de extensão para o qual o indivíduo progrediu de um estado elementar para o maduro (Malina et al., 2004), (Gallahue, 2005).
Maturação é um conceito operacional, segundo Malina, Bouchard e Bar-Or (2004), pois o processo não pode ser observado ou mensurado diretamente, indivíduos variam em: nível de maturidade atingida em um determinado período da vida, em timing (quando os eventos maturacionais ocorrem) e em média de duração.
Para Petit , Mckay , Mackelvie , (2002), o conceito de maturação pode ser relacionado entre o tempo biológico e o tempo cronológico. Ainda, a duração do tempo de maturação biológica normalmente não é relacionado com sua idade cronológica. Em algum indivíduos esses se apresentam biologicamente mais avançadas com relação a suas idades cronológicas, outras atrasam-se biologicamente em relação a suas idades cronológicas.
Para verificar o nível de maturidade o indivíduo, existem várias formas, ou seja, ocorrem muitas variedades de acordo com o sistema biológico utilizado. Os indicadores de maturidade biológica comumente mais utilizados em estudos de crescimento e desenvolvimento motor são de maturação do esqueleto, maturação sexual e somática (Mirwald et al., 2002).
Quando temos o objetivo de mensurar o desenvolvimento motor, crescimento físico e aprendizagem motora, deve-se levar em consideração a maturação (Farias et al., 2006).
Essa é evidenciada e analisada através das características sexuais secundárias como mamas e pêlos pubianos em meninas e genitália externa e pêlos pubianos em meninos, sendo portanto um parâmetro fundamental nas estimativas maturacionais de crescimento e desenvolvimento motor, e ainda no diagnóstico e também prognóstico de estado nutricional na infância e adolescência (Grumbach et al., 2003).
Porém, para Sun et al., (2002), é de suma importância considerar as limitações dessa avaliação, pois, pode originar alguns obstáculos na realização do estudo, tendo os adolescentes como população alvo.
Em estudo realizado por Farias et al., (2006), ele utilizou para avaliar a maturação sexual critérios de estadiomento puberal proposto por Marshall e Tanner (1969) para mamas (I a V) e pêlos pubianos (I a V) para meninas e foi utilizado a auto avaliação, comparando as pranchas com fotografias através do instrumento validado por (Matsudo e Matsudo, 1994).
De acordo com Ré,(2005) o desenvolvimento das características sexuais secundárias e a aceleração do crescimento e desenvolvimento motor, constituem aspectos relevantes para verificar as transformações que ocorrem durante a adolescência. Em geral, existe uma grande variabilidade quanto á época do início, duração e término dessas alterações, onde o pesquisador conhecendo essas épocas consegue verificar com exatidão as alterações ocorridas em fases distintas.
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