Caros leitores, infelizmente ainda a nossa sociedade têm muito preconceito enquanto o trabalho de musculação para pré-adolescentes. Lembrando que pré-adolescentes são indivíduos que ainda não entraram na puberdade, ex: meninas que não atingiram a menarca (primeira menstruação).
Ao contrário do que o senso comum ainda pensa e "pasmem" alguns profissionais da área da saúde em pleno 2011 (médicos, fisioterapeutas, etc...) a musculação é a atividade física (ou esporte) que apresenta menor impacto nas estruturas ósteomusculares. Mas o que o impacto tem haver com o crescimento? Altas intensidades de impacto, promove a cicatrização da epífise (localizado na Metáfise) óssea parte mais cartilaginosa do osso, por onde o osso cresce de forma longitudinalmente. E a musculação fisiologicamente, é a atividade física onde potencializa a maior secreção de GH (hormônio do crescimento) com o menor impacto o que para os pré-adolescentes é de fundamental importância para seu crescimento. "Ou você ja viu alguém fazendo um supino (exercício para musculatura peitoral) e dar um salto, uma cambalhota e ir a outro exercício?????' Jamais.
Voltando ao nosso assunto apresentando baixo impacto, o mesmo não apresenta riscos graves, porém, há riscos raros de lesões musculares, por isso, como qualquer outra atividade como natação, judô, futebol, etc... o indivíduo praticante deve ser orientado por um profissional de educação física especializado em treinamento resistido (musculação). E ainda não falei dos benefícios físicos (força, resistência, potencia muscular, etc..)
Caso queiram maiores informações só fazer as perguntas no blog.
PROF. Ms./ Drd. RAFAEL AYRES ROMANHOLO